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Você já rodou nas maiores estradas do Brasil? Confira o ranking com as 5 mais extensas!

Descubra quais são as 5 maiores estradas do Brasil, suas extensões e importância para caminhoneiros que atuam no transporte de cargas.
Papo de Caminhoneiro
Publicado: 21 de Julho de 2025
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Você já rodou nas maiores estradas do Brasil? Confira o ranking com as 5 mais extensas!

Quem vive na estrada conhece bem os desafios e a importância de estar por dentro das rotas mais estratégicas.

Por isso, reunimos as 5 rodovias mais extensas do Brasil, os caminhos que cortam o país e movimentam toneladas de carga todos os dias. Se você é caminhoneiro, vale a pena conhecer (ou relembrar) cada uma delas.

 

Quais são as rodovias mais extensas do Brasil?

 

Em um país de dimensões continentais como o nosso, as estradas são vitais para a economia e o transporte de cargas.

Saber quais são as principais, aquelas que cruzam vários estados e movimentam os caminhoneiros, é um conhecimento valioso para quem vive na estrada. Por isso, acompanhe!

 

1. BR-116 (aproximadamente 4.610 km)

Foto: Painel CNT de Consultas Dinâmicas de Acidentes Rodoviários.

Foto: Painel CNT de Consultas Dinâmicas de Acidentes Rodoviários.

A rodovia BR-116 é a mais importante do Brasil e uma das mais movimentadas. Liga o Nordeste ao Sul, passando por grandes centros urbanos e áreas industriais. Essa rota interliga os seguintes estados:

  • • Ceará;
  • • Paraíba;
  • • Pernambuco;
  • • Bahia;
  • • Minas Gerais;
  • • Rio de Janeiro;
  • • São Paulo;
  • • Paraná;
  • • Santa Catarina;
  • • Rio Grande do Sul.

 

Para caminhoneiros, é um trecho estratégico, pois liga regiões produtoras e consumidoras. Além disso, possui boa infraestrutura, com postos de combustível, Pontos de Parada e Descanso e pavimento com qualidade com sinalização.

 

2. BR-101 (aproximadamente 4.650 km)

Foto: DNIT/Infraestrutura

Foto: DNIT/Infraestrutura

Essa rodovia também atravessa vários estados, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Por cortar o litoral brasileiro e conectar portos, centros turísticos e centros econômicos, a BR-101 é muito utilizada no transporte de alimentos, combustíveis e produtos industrializados, com tráfego intenso e conectividade logística.

Assim como a BR-116, possui pavimentação de qualidade, boa sinalização e Pontos de Parada e Descanso, sendo um bom trajeto para caminhoneiros do norte ao sul do país.

Além disso, por atravessar o litoral, proporciona rotas com belas paisagens, o que torna a rotina na estrada mais agradável.

 

3. BR-364 (aproximadamente 4.300 km)

BR-364. — Foto: Rinaldo Moreira/Rede Amazônica 

BR-364. — Foto: Rinaldo Moreira/Rede Amazônica 

A BR-364 atravessa São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Por ligar esses estados, funciona como um eixo de ligação entre o Centro-Oeste e a Região Norte, especialmente no escoamento da produção agropecuária.

Nessa posição, a BR-364 é estratégica para o agronegócio, com trechos mais isolados, sendo desafiadora para os caminhoneiros que atuam neste segmento.

Entre os desafios, as estradas não pavimentadas, os animais na pista e a dificuldade de acesso em climas adversos merecem atenção redobrada e cuidado.

 

4. BR-230 – Transamazônica (aproximadamente 4.260 km)

Foto: Divulgação/DNIT

Foto: Divulgação/DNIT 

A Transamazônica atravessa os estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.

Desse modo, foi projetada para integrar o Norte e o Nordeste, e conta com trechos não asfaltados. Para caminhoneiros, é uma estrada desafiadora, mas essencial para o abastecimento de áreas remotas e acesso a comunidades da Amazônia.

A instalação de fogões em caminhões que frequentemente passam por esse trajeto é comum, devido ao afastamento da rodovia dos grandes centros urbanos.

Além disso, em épocas chuvosas, pode ficar inacessível, devido à falta de pavimentação e condições da infraestrutura.

 

5. BR-163 (aproximadamente 4.050 km)

Foto: Marcos Maluf 

Foto: Marcos Maluf 

Com mais de 4 mil quilômetros de extensão, a BR-163 atravessa o Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É também um dos principais corredores de escoamento da produção agrícola (especialmente soja e milho), de modo a funcionar como um eixo de ligação entre o Centro-Oeste e o Sul, regiões produtoras de alimentos.

Desse modo, é uma rota estratégica para caminhoneiros que atuam no agronegócio, com tráfego intenso de caminhões e ligação com os portos de exportação da região Sul.

 

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