Nova mistura de biodiesel 2025: tudo o que precisa saber para não desgastar o motor!

Atenção, caminhoneiros e gestores de frota: em 1º de agosto de 2025, entrou em vigor a nova determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) sobre o uso de biocombustíveis no Brasil.
A medida traz mudanças importantes na composição do biodiesel, afetando diretamente o desempenho dos motores, a durabilidade de peças e até os custos de manutenção.
Para quem depende do transporte rodoviário, entender essas mudanças vai além de uma questão técnica: é indispensável para evitar desgaste prematuro, manter a eficiência dos veículos e proteger o patrimônio.
Neste conteúdo, você vai saber o que mudou, o porquê e como a nova fórmula vai impactar o seu dia a dia. Confira!
Novo biodiesel 2025: o que mudou e por quais razões houve mudanças?
A mudança diz respeito, sobretudo, ao percentual de biocombustíveis na mistura dos combustíveis vendidos no Brasil:
- • O biodiesel misturado ao diesel sobe de 14% para 15%;
- • O teor de etanol na gasolina passa de 27% para 30%.
Essa mudança faz parte de uma política nacional para ampliar o uso de fontes renováveis e menos poluentes na matriz energética do país. Segundo o Governo Federal, os principais objetivos da medida são:
- • Reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados, como o petróleo;
- • Estimular a produção do biodiesel à base de soja e do etanol da cana-de-açúcar;
- • Diminuir as emissões de gases de efeito estufa, contribuindo com metas ambientais.
Embora o impacto ambiental seja positivo, a transição exige atenção por parte dos motoristas e empresas, já que o aumento da mistura pode afetar o desempenho dos motores, especialmente nos veículos mais antigos. Saiba mais abaixo.
Proprietários de caminhões de modelos mais antigos: pontos de atenção sobre a nova fórmula
Caminhões mais antigos podem sofrer com a sensibilidade a certos compostos presentes no novo biodiesel, principalmente se estiverem com a manutenção atrasada. Entenda os principais pontos de atenção para preservar o desempenho e evitar falhas no motor:
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Presença de parafina
O biodiesel à base de soja é mais propenso à formação de parafina, um composto que pode se solidificar e provocar entupimento em filtros e bicos injetores. Isso compromete o fluxo do combustível e afeta diretamente o funcionamento do motor.
Nos modelos mais antigos, que não possuem sistemas de filtragem mais eficientes, esse risco é ainda maior.
Por isso, é importante fazer a substituição dos filtros com maior frequência e observar sinais como perda de força, falhas na partida e aumento no consumo de combustível.
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Exposição excessiva ao frio
Caminhões que operam em regiões com clima frio, como no Sul do Brasil, ou que passam a noite ao relento estão mais sujeitos a problemas com a nova mistura.
O biodiesel tem uma temperatura de entupimento (ponto de fluidez) mais alta do que o diesel comum, o que pode causar obstruções no sistema de alimentação.
Sendo assim, é preciso proteger o caminhão em locais cobertos sempre que possível e usar aditivos anticongelantes recomendados por profissionais da área.
Além disso, mantenha o sistema de pré-aquecimento (quando existente) em pleno funcionamento em temperaturas frias.
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Redução da potência do motor
Outro ponto importante é que o novo biodiesel tem uma potência ligeiramente inferior ao diesel mineral, entre 3% a 5%.
Na prática, isso pode representar uma pequena redução de potência, principalmente perceptível em caminhões com motores mais antigos ou carregados em excesso. Embora o impacto seja pequeno, pode ser mais evidente em subidas e ultrapassagens, por exemplo.
A solução aqui passa por uma boa calibração do motor e o uso de peças originais para manter o desempenho adequado.
A manutenção preventiva nunca foi tão importante!
Para modelos antigos, o combustível com maior teor de biodiesel é mais suscetível à degradação, à formação de borras e à presença de umidade.
Tudo isso acelera o desgaste de componentes como filtros, bombas hidráulicas e bicos injetores. A solução? Manutenção preventiva rigorosa:
- • Troque os filtros com maior frequência;
- • Verifique regularmente o sistema de alimentação e injeção;
- • Use apenas peças e aditivos recomendados pelo fabricante;
- • Realize inspeções no tanque e nas conexões de combustível.
Além de preservar o desempenho, a manutenção preventiva ajuda a identificar sinais de desgaste precoce, evitando que o caminhão sofra paradas repentinas.
HVSUL: sistemas hidráulicos genuínos para a sua operação
Se o combustível exige atenção, os implementos instalados no caminhão também precisam acompanhar esse cuidado, especialmente os sistemas hidráulicos, que são essenciais para operações com basculantes, graneleiros e outros tipos de carroceria.
É aí que entra a HVSUL, referência em kits hidráulicos genuínos, completos e certificados. Desenvolvidos para alta performance, distribuímos sistemas que são projetados para suportar o ritmo pesado da estrada e oferecer:
- • Maior durabilidade em condições severas;
- • Instalação técnica com padrão de fábrica;
- • Peças originais com disponibilidade imediata.
Na estrada ou na mesa de negociação, a HVSUL é parceira do caminhoneiro. Enquanto o mercado muda, a sua operação segue segura e produtiva.

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